Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eleições Legislativas 2011

Tudo sobre as Eleições Legislativas 2011

Tudo sobre as Eleições Legislativas 2011

Eleições Legislativas 2011

02
Jun11

Manuel Pinho defende um novo Bloco Central

adm

Manuel Pinho reapareceu esta noite na vida política nacional. E fê-lo para defender uma reedição do Bloco Central.

 

O antigo ministro da Economia do Governo PS, que se demitiu em Julho de 2009 na sequência de um gesto (fez uns chifres à bancada do PCP em pleno debate do Estado da Nação), esteve esta noite em Santa Maria da Feira, num comício do PS, para evocar a experiência do Bloco Central nos anos 80.

Lembrou a aliança entre Mário Soares e Mota Pinto, então líderes do PS e do PSD, respectivamente, num Executivo de Bloco Central que governou entre 1983 e 1985. E afirmou: “Perante esta situação difícil há toda a vantagem de ter um Governo com toda a unidade possível.”

Neste contexto, Pinho frisou que a reunião dos anteriores e actual chefes de Estado nas comemorações do 25 de Abril não aconteceu “por acaso”. “Fizeram um apelo à unidade. Não reuniram apenas para não existirem insultos, mas para existir unidade”, afirmou, alertando ainda que “se ao fim de 18 meses não entregarmos a carta a Garcia ficamos como a Grécia, ou pior”.

A intervenção de Manuel Pinho foi bastante aplaudida e teve alguns momentos de humor. O antigo governante, que é agora professor convidado na Universidade de Columbia em Nova Iorque, lembrou que na década de 1980 trabalhou no Fundo Monetário Internacional (“ninguém é perfeito”, brincou) e que nas reuniões em Lisboa, de três em três meses, com Torres Couto, Carvalho da Silva e Ferraz da Costa “todos eram patriotas”. “Aos funcionários do FMI era impossível saber o que se passava em Portugal. Porque eles contavam uma história...”, afirmou.

Pinho citou ainda o ditado “muito medo, menos vergonha” para manifestar a sua surpresa em relação aos “ataques” e “insultos” vindos “daquelas alminhas” do PSD. E comentou: “A crise moral é muito maior do que a crise económica.”

E para ilustrar a tal “crise moral” que existe no país, apresentou um exemplo norte-americano, enganando-se, porém, no cargo de Joe Smith, que, na verdade, é congressista republicano, e não senador: “Vou contar-vos uma história. Eu agora vivo parte do ano nos Estados Unidos e em 2009, quando estava em debate um tema muito fracturante no Senado, a reforma da Saúde de Obama, um senador do Arizona [SIC], Joe Smith, ousou chamar mentiroso ao Presidente Obama. Pois sabem o que fez a bancada dos republicanos? Obrigou-o a levantar-se e pedir desculpas públicas. Não se chamam determinados nomes a um Presidente, a um primeiro-ministro e aqui as palavras que estamos a usar mostram uma crise moral muitíssimo maior do que a crise financeira.”

fonte:http://www.publico.pt/

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Politica de privacidade

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D