Eleições Legislativas 2011

Abril 10 2011

Bloquistas concorrem às legislativas de Junho com o objetivo de reforçar a representação parlamentar e para «abrir caminho indispensável a um governo de esquerda»

 

O Bloco de Esquerda decidiu, este domingo, reconduzir os 16 deputados nas listas a apresentar às eleições legislativas antecipadas, afirmando concorrer com o objetivo de reforçar a representação parlamentar e para «abrir caminho indispensável a um governo de esquerda».

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião da mesa nacional, o coordenador do BE, Francisco Louçã, defendeu que nos «tempos muito difíceis» que o país atravessa, «é agora que é preciso clareza». O Bloco de Esquerda «apresentar-se-á com o máximo de força nestas eleições, o máximo de convicção e de clareza», declarou.

«Apostamos fortemente numa eleição que em todo o território nacional represente uma grande força com o objetivo do reforço do BE, para que haja mais capacidade para que as políticas de esquerda vençam e para que se abra o caminho indispensável a um governo de esquerda», disse. 

De acordo com Francisco Louçã, os 16 deputados que integram o grupo parlamentar serão reconduzidos nas listas às eleições antecipadas de 05 de Junho ¿ apenas com a exceção de Fernando Rosas, que liderou a lista por Setúbal nas eleições de 2009, mas que abandonou o Parlamento no ano passado, para se dedicar à carreira académica. 

Assim, por Lisboa concorrem Francisco Louçã, Ana Drago, Luís Fazenda, Helena Pinto e Rita Calvário, enquanto pelo Porto avançam os deputados João Semedo, Catarina Martins e José Soeiro. 

No caso de Setúbal, a lista do Bloco será liderada por Mariana Aiveca, seguindo-se Jorge Costa (que substitui Fernando Rosas) e António Chora, da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, que também já esteve na Assembleia da República.

O líder parlamentar do BE na legislatura que agora terminou, José Manuel Pureza, volta a encabeçar a lista por Coimbra. Por Leiria, volta a avançar Heitor de Sousa, enquanto em Faro voltará a candidatar-se Cecília Honório.

Pelo distrito de Braga, o número um da lista do Bloco será o deputado Pedro Soares. O eleito José Gusmão lidera a lista por Santarém. 

Em Aveiro, onde o BE não conseguiu eleger o segundo deputado por menos de 600 votos, o deputado Pedro Filipe Soares volta a encabeçar a lista.


O BE afirma ainda uma aposta nos distritos onde não tem ainda representação parlamentar, nomeadamente Viana do Castelo, onde apresenta às eleições Jorge Teixeira, bem como Açores (professor universitário José Cascalho) e Madeira (educador social Roberto Almada) ¿ nas ilhas o BE já tem representação nos parlamentos regionais.

fonte:http://www.tvi24.iol.pt

 

publicado por adm às 22:53

Tudo sobre as Eleições Legislativas 2011
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links
Web Stats