Eleições Legislativas 2011

Junho 05 2011

A imprensa espanhola está a dedicar grande destaque nas suas edições online à "vitória histórica" do PSD e à demissão de José Sócrates da liderança do PS.

Grande parte dos artigos replicam notícias das agências noticiosas espanholas, Efe e Europa Press, ainda que os matizes editoriais se notam nos títulos e nos destaques.

"Sócrates demite-se como líder dos socialistas portugueses", destaca o diário Publico (de esquerda) na sua edição online, sublinhando que "o centro direita varre o PS" no sufrágio de deste domingo.

O jornal inclui um perfil de Sócrates, que define como "um líder tenaz engolido pela crise" e que realizou uma campanha "que foi de mais a menos" e em que "tanto os conservadores como os marxistas o elegeram como principal alvo das críticas".

O jornal El Pais coloca as eleições em Portugal como manchete na sua edição online, afirmando que "os eleitores castigaram o primeiro-ministro, José Sócrates, que apresenta a sua demissão, e dão uma ampla vitória aos conservadores do PSD".

Nesse destaque inclui-se perfis de José Sócrates e de Pedro Passos Coelho - este último considerado "um líder novato mas sem desgaste" - e recorda-se que "o vencedor terá que aplicar o duro programa de austeridade exigido pelo plano de resgate" da UE e do FMI.

O conservador El Mundo também dá algum destaque às eleições, considerando que "Portugal dá uma volta política e elege o conservador Coelho para a gestão da sua crise", notando que a abstenção "pode ser a maior da democracia" portuguesa.

Além de um gráfico com os resultados, o jornal inclui perfis de Passos Coelho - "um desconhecido que conseguiu gerar confiança" -, e de Paulo Portas - "a noiva com quem todos querem casar".

A agência Europa Press, que destaca os resultados das eleições deste domingo, recorda que o PSD "não conquistou a maioria absoluta" e "dependerá de um acordo de governo com o também conservador CDS".

"O Bloco de Esquerda é o outro grande derrotado das eleições, passando de 10 por cento a 4,9 por cento dos votos", refere a notícia de Lisboa.

Na Catalunha, o El Periódico refere que o "escrutínio confirma uma folgada vitória conservadora nas eleições de Portugal", com a "oposição de centro-direita a conquistar o seu melhor resultado em 20 anos".

Sócrates "demite-se como líder dos socialistas portugueses" é outro dos destaques deste jornal.

fonte:http://www.jn.pt/

publicado por adm às 22:29
Tags:

Tudo sobre as Eleições Legislativas 2011
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links
Web Stats