Eleições Legislativas 2011

Maio 14 2011

Eduardo Catroga defendeu esta noite uma “gestão especializada” e um “um conselho de supervisão com independentes” na Caixa-Geral de Depósitos (CGD), para cortar com as interferências políticas no banco do Estado.

 

Em entrevista a Judite de Sousa, esta noite, na TVI, o coordenador do programa eleitoral do PSD criticou o facto de a CGD ter passado “a financiar guerras entre accionistas” e acusou a interferência política na gestão do banco. E atirou: “Armando Vara, normalmente, nunca chegaria a administrador da Caixa”.

Falando sobre o pacote de ajuda a Portugal, Catroga referiu-se à taxa de juro de 5,5 a seis por cento cobradas pela União Europeia como uma taxa “má” e à taxa de juro aplicada pelo FMI como uma taxa “boa” (3,25 por cento nos primeiros três anos e de 4,25 a partir do quarto).

“O FMI acabou por ser o amigo na concepção do programa”, elogiou, referindo-se à abertura dos responsáveis da instituição na necessidade de “pôr a economia a crescer”, quando “o potencial de crescimento da economia é fraco”. Insistiu na “estratégia diferenciadora” que o PSD apresentou à troika UE-BCE-FMI para “não virar a austeridade para as pessoas, mas para o Estado”.

Disse que Portugal tem do corrigir maus hábitos, nomeadamente “no sentido de ajustar o consumo aos rendimentos”.

E questionado sobre o facto de ser apontado como putativo ministro das Finanças, Catroga – que liderou nas últimas semanas a equipa do PSD nas negociações com a troika – desviou a resposta, disse ter 68 anos e lembrou que, quando aceitou ser ministro das Finanças de Cavaco Silva, já tinha recusado a pasta cinco vezes.

Nos primeiros minutos da entrevista, Catroga defendeu-se de algumas declarações suas esta semana em entrevistas a vários órgãos de comunicação – todas elas com umsoundbite, como lembrou Judite de Sousa – dizendo que anda “um bocado acelerado”.

fonte:http://economia.publico.pt/N

publicado por adm às 23:50

Tudo sobre as Eleições Legislativas 2011
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links
Web Stats