Eleições Legislativas 2011

Março 25 2011

Pedro Passos Coelho considera que o primeiro-ministro demissionário tem legitimidade para pedir ajuda externa, apesar de se encontrar em funções de gestão corrente.

«Tudo o que respeita a compromissos externos do Estado português, nomeadamente os que têm que ver com reembolsos e pagamentos de dívida pública, são actos correntes dos Governos e cabem na gestão corrente dos Governos», disse em declarações aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República.

O líder do PSD sublinhou que tem «a certeza absoluta que o Governo que ficar em gestão não deixará de assegurar essas funções».

Nesse sentido, Passos Coelho disse ter manifestado «total confiança em como o Governo, que permanece em gestão, não deixará de assegurar, como é sua obrigação, todo o negócio público, toda a responsabilidade pública que cabe a um Governo que está em funções, ainda que venha a ficar com poderes de gestão até que um outro Governo possa vir a ter lugar e ser empossado». 

Numa «curtíssima declaração» após a audiência com o Presidente da República, Pedro Passos Coelho disse aos jornalistas que as eleições legislativas devem realizar-se «tão breve quanto possível» e apontou o dia 29 de Maio a Cavaco Silva.

«Transmiti ao senhor Presidente da República que, no nosso entendimento, a única forma de superar a actual crise política suscitada pelo pedido de demissão do senhor primeiro-ministro, é a convocação de eleições legislativas antecipadas, devolvendo assim aos portugueses a possibilidade de escolherem um futuro Governo».

Pedro Passos Coelho disse ainda manifestar «total confiança na forma como ele não deixará de conduzir todo este processo até às eleições legislativas no final do mês de Maio, se essa for a data escolhida».

Recorde-se que Cavaco Silva tem estado ao longo do dia a consultar os partidos com assento parlamentar. Com excepção do CDS, que se escusou a apontar um dia, PCP, BE e «Verdes» indicaram o dia 5 de Junho como melhor data.

fonte:http://www.tvi24.iol.pt

publicado por adm às 23:19

Tudo sobre as Eleições Legislativas 2011
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links
Web Stats